Instituto Pensar - Hang é convocado por CPI, e Aziz marca depoimento para próxima quarta

Hang é convocado por CPI, e Aziz marca depoimento para próxima quarta

por: Iara Vidal 


O empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da varejista Havan, vai depor à CPI da Pandemia no Senado. A comissão aprovou nesta quinta-feira (23) requerimento de convocação do.empreendedor que é apoiador declarado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e defensor contumaz das pautas e interesses do chefe do governo federal.

Leia também: Empresário Danilo Trento será ouvido pela CPI na quinta-feira

Segundo o presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM), a oitiva será realizada na próxima quarta-feira (29), às 10h.

Desde o ano passado, de acordo com a CPI, Hang fez declarações favoráveis ao uso de medicamentos em eficácia comprovada no tratamento da doença, como a hidroxicloroquina, ivermectina e outros. O empresário foi identificado ao longo da apuração do colegiado como membro do chamado "gabinete paralelo?.

O gabinete paralelo seria uma estrutura de assessoramento informal ao Palácio do Planalto, formado por personagens sem vínculo com o Ministério da Saúde e sem respaldo da comunidade científica.

O grupo teria sido responsável, afirmam senadores da comissão, por realizar estudos e coletar material com o intuito de balizar teorias defendidas pelo presidente Bolsonaro, como o uso de remédios, a tese de imunização de rebanho, entre outras.

Empresário se defende e ataca CPI

Nesta quarta-feira (22), Hang foi mencionado por diversas vezes durante o depoimento à CPI do diretor da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Batista Júnior. Isso porque, após ser contaminada pela covid, a mãe do empresário foi hospitalizada em uma unidade da rede, em São Paulo. Ela acabou morrendo em virtude de complicações da doença.

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta quarta revelou que 15 médicos que dizem ter trabalhado para a Prevent Senior entregaram um dossiê à comissão do Senado, apontando que a declaração de óbito da mãe de Hang, Regina Modesti Hang, foi fraudada. Após a repercussão, Hang disse ter "total confiança nos procedimentos adotados pela Prevent Senior? e afirmou que nunca ocultou o motivo da morte da mãe e que o episódio está sendo usado como "artifício político? pela CPI da Pandemia.

Regina morreu aos 82 anos em fevereiro de 2021 após ser internada com covid-19, mas o prontuário médico dizia que a morte foi em decorrência de uma pneumonia bacteriana, de acordo com o Estadão.

Na nota divulgada nesta quinta, após a repercussão do caso, Hang afirma que a "covid passou, mas ficaram as complicações por conta das comorbidades e, por isso, infelizmente ela se foi?.

"Tenho total confiança nos procedimentos adotados pelo Prevent Senior e que tudo que era possível foi feito. Deixei claro a causa do falecimento de minha mãe em várias manifestações públicas e nas redes sociais, nunca foi segredo?, disse ele na nota divulgada quarta à noite.

Em fevereiro, Hang lamentou a perda da mãe. "A dor de perder uma mãe é inexplicável, é um buraco enorme que se abre no peito, mas logo será preenchido por saudades e boas lembranças dos momentos únicos que compartilhamos juntos?, disse Luciano Hang em postagem no Instagram, após agradecer a todos os profissionais que estiveram com Regina nos últimos dias.

No fim de janeiro, o empresário bolsonarista afirmou que ela chegou a ficar com 95% do pulmão comprometido.

Hang nega uso do kit covid

Hang negou ainda que a mãe teria recebido os medicamentos do chamado "kit covid? preventivamente.

"Ela era cardíaca, tinha diabetes, insuficiência renal, sobrepeso e outras comorbidades. Tomava dezenas de medicamentos diariamente, por isso não fizemos tratamento preventivo, aquele realizado antes de contrair o vírus.?

De acordo com a reportagem do Estadão, o dossiê indica que "o prontuário médico da sra. Regina Hang prova que ela utilizou o kit antes de ser internada e que repetiu o tratamento durante a internação, assim como registram que seu filho, sr Luciano Hang, tinha ciência dos fatos?.

Com informações do Uol



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: